Por que ter um site hoje em dia?

Por que ter um site hoje em dia?

Uma coisa é fato. Grandes empresas têm site. A sua empresa tem? A resposta para o título deste artigo é extremamente simples: Porque ter um site hoje em dia te destaca entre os concorrentes, leva seu produto, serviço ou marca a mais pessoas e te coloca no patamar dos grandes!

E a melhor parte é que você nem precisa gastar muito para ter um site profissional. Eu escrevi um artigo aqui no blog demonstrando Duas formas de ter um site barato mas muito profissional. É só clicar no link para ler.

Provavelmente você acessa ou tem contato diário com mais sites do que imagina. O banco te diz: Acesse o nosso Internet Banking. O restaurante te diz: Veja o nosso cardápio e faça a sua reserva lá no site. O empreendedor te disponibiliza um e-book gratuito para download no site dele. Sites te dão dicas sobre várias coisas em artigos publicados nos blogs de seus respectivos sites (como este que você lê agora). Ingressos são vendidos em sites e outra infinidade de serviços e formas de comunicação acontecem nos sites oficiais das empresas e instituições.

Porque ter um site é bom para a sua imagem digital

O site é a identidade virtual do seu negócio. É o cartão de visita digital da empresa e do empreendedor. É, geralmente, o primeiro contato entre o seu futuro cliente e o seu negócio. Por isso é importante, além de ter um site, ter um site bacana.

Simplesmente porque ter um site é bom para o Marketing Digital

Se você é empreendedor digital termos como: Funil de vendas; página de captura; material rico; área de membros, certamente lhe são bem familiares.

Se você parar para pensar, todos esses termos, ou melhor, todas essas técnicas, que fazem parte das mais conceituadas estratégias atuais de marketing digital, terminam em um site. O tráfego adquirido em anúncios, na rede orgânica e, inclusive, nas redes sociais, precisam ser redirecionados para alguma plataforma digital oficial.

O funil de vendas começa quando um lead (futuro cliente) castra o e-mail dele no seu site. A página de captura, que é usada para ceder o material rico e ‘capturar’ o e-mail do seu lead, fica no seu site. Não ter um site bonito, moderno e atualizado, hoje em dia, é um tiro no pé. Significa estar completamente fora das estratégia atuais de mercado e, consequentemente, significa estar atrás dos seus concorrentes.

Porque você precisa estar no smartphone dos clientes

Se ter um site já é importante, ter um site que seja bem apresentado em todos os dispositivos, principalmente nos smartphones, é indispensável. Antigamente era preciso criar duas versões, uma para web, ou desktop, e outra para os celulares.

Hoje em dia um bom site é responsivo, ou seja, seu layout é capaz de se adaptar de forma automática a qualquer dispositivo e a qualquer resolução. Isso garante que todo o conteúdo seja visto de forma adequada pelos eu visitante, mesmo que ele esteja acessando o seu site via celular.

Dados importantes

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE no final do ano passado, 69% dos brasileiros já utilizam a internet pelo celular.

Porque ter um site profissional pode ser muito mais barato do que você imagina

Eu sugeri a leitura de um artigo lá no início dessa página. Mas vou resumir aqui dois pontos extremamente importantes para quem ainda não tem um site, ou por falta de dinheiro ou por falta de tempo.

Há uns anos o processo para criar um site era um pouco mais complexo e também mais caro. Geralmente era necessário contratar uma agência, e o preço era lá em cima. Depois, como o aquecimento do mercado informal, vários Web Designers começaram a vender serviços de criação de sites por aí. Só que isso desencadeava dois problemas. O primeiro em relação à qualidade dos serviços.

O Google acabou ficando mais exigente com os sites, para que eles fossem ranqueados lá na busca, e nem todo site montado no mercado informal era lá essas coisas. (não estou generalizando. Muita coisa era bacana). Mas tinha aquela questão da relação entre contratante e contratado, site que não era entregue, site com problema e, principalmente, site desatualizado ou com a tecnologia defasada após alguns anos.

Acontece que, geralmente, perdia-se o contato com o Web Designer, e dentro de alguns anos o site estava com a tecnologia toda desatualizada.

O surgimento dos construtores de sites

Depois de um tempo então chegaram os construtores de sites. Ferramentas gratuitas e/ou pagas que permitiam (e permitem ainda hoje, é o caso do famoso Wix), que você mesmo criasse o seus site. Tudo numa incrível interface de arrastar e soltar.

O grande problema é que fazer um site exite tempo, além de um conhecimento mínimo em design; experiência e comportamento do usuário; conhecimento básico de servidores, DNS e outras coisas indispensáveis para que, além de construir o site, você tenha capacidade de colocá-lo no ar.

Uma solução baseada em Economia Criativa

Visto que muitos empreendedores, e até empresas grandes ainda não têm site ou, se têm, estão desatualizados, seja pela falta de dinheiro para pagar uma agência ou pela falta de tempo para fazer um no Wix, surgem os serviços de site por assinatura.

São serviços como o da agência Meu Site 57, que fornece a criação do site com hospedagem e as contas de e-mail corporativa já inclusas, por um valor fixo mensal. No caso da Meu Site 57, como o nome diz, a criação do site + hospedagem + e-mails saem por R$ 57 mensais.

É um investimento justo para se ter um site profissional e responsivo, levando em conta ainda que dentro dessa mensalidade está incluso serviço de suporte e de atualização do site e também da tecnologia dele.

Se você ainda não tem um site, essa pode ser uma excelente opção para começar. E, agora que você provavelmente entendeu por que ter um site é importante, vou deixar um link do serviço de site por assinatura que citei acima pra você dar uma olhada.

E você, já tem um site? Está atualizado? Conta pra gente deixando um comentário aí em baixo.

Deixe uma resposta

Fechar Menu